• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

©2018 por Vision Network. Orgulhosamente feito por Tíndalo.

Buscar
  • Vision Network

Vale a pena investir em Iluminação automatizada?

Nos tempos de hoje, a tendência é que tudo a nossa volta se torne automatizado.

Existem alguns aspectos positivos, economia, praticidade, e confortabilidade, principalmente quando se trata de áreas comuns como corredores, halls, garagens, etc.



Pense o quanto seria inviável ter um interruptor para áreas comuns, ainda mais quando tem o m² grande. Principalmente em prédios a iluminação automatizada já foi implantada há alguns anos e tem se aperfeiçoando, ao invés de passar o tempo todo com as lâmpadas ligadas, possuem um temporizador que são ativados ao anoitecer, ou então sensíveis a movimentos.


Esses equipamentos também podem ser adaptados para uma residência, através de aplicativos no qual são controlados via smartphone, assim você não precisa se levantar para acender ou apagar a luz, por exemplo.


Vamos citar agora alguns métodos comuns de acionamento de iluminação que podem ser utilizados por você ou pelo seu condomínio.



Sensor de Presença

O mais comum, como citado acima, o sensor de presença tem a função de ativar as luzes ao detectar movimentos, enviando um sinal elétrico para acionamento.

Há também, um sensor de tecnologia ultrassônica, onde o aparelho emite ondas de ultrassom, verificando o movimento dos corpos através da medição de retorno das ondas ao dispositivo.


Minuteria

Um dispositivo semelhante a um interruptor, que mantem as luzes acesas por um determinado período de minutos, podendo ser eletrônico ou eletromecânico, com ou sem sensor de presença.


Existem dois tipos de dispositivos de minuteria: Minuteria eletrônica embutida de tecla pulsadora, mais simples, podem durar entre 60 segundos e 5 minutos.

A minuteria eletrônica ajustável, nesse caso depende de uma tecla pulsadora externa ajustável, a vantagem de ser ajustável é que você pode programar para durar entre 30 segundos e 20 minutos.


Relé fotoeletrônico

Essa tecnologia é a mesma utilizada em locais públicos, e tem como objetivo ser sensível à luz ambiente, em situações com pouca luminosidade, as lâmpadas conectadas à esse dispositivo se acendem. Fazendo assim com que o dispositivo seja acionado durante o período da noite apenas.


Esse é um dispositivo para ser usado em ambientes externos, ideal para empresas, prédios e residências, pois tem a mesma funcionalidade, iluminar durante a noite seu jardim, área de lazer, piscina ou entrada, por exemplo.


Para finalizar esse artigo, é importante que fique claro que para tipo de necessidade, há um dispositivo adequado, e muitos dos modelos tem um preço que cabe no bolso, valendo a pena ter seus ambientes bem iluminados.

1 visualização